domingo, 12 de agosto de 2007

Comensais da Morte

Na série de livros "Harry Potter", os Comensais da Morte são um grupo de feiticeiros liderados por Lord Voldemort. A participação do grupo vai progressivamente aumentando com o desenvolver da série, tendo sua maior importância no sexto livro da série, o último publicado até o momento.

Das anotações da autora J.K. Rowling, sabe-se que os Comensais eram originalmente chamados de "os Cavaleiros de Walpurgis", numa referência ao festival Wicca de Walpurgis. Eles assumiram o nome atual ao jurarem lealdade a Voldemort em sua tentativa de tomar o poder do Ministério da Magia, o corpo governante da sociedade bruxa. As táticas de combate dos Comensais parecem se constituir, principalmente, de guerra psicológica, através de sequestros, ameaças e assassinatos cuidadosamente planejados. Não por acaso, acredita-se que a inspiração para os Comensais da Morte tem origem em vários grupos reais que praticam terrorismo. Um comensal deve jurar fidelidade total a Lord Voldemort. A pena para o fracasso ou traição é a morte.

Todos os comensais possuem o símbolo de Voldemort, a Marca Negra, tatuado no braço esquerdo. A marca, um crânio com uma serpente saindo da boca, é usada para convocar os Comensais da Morte. Quando Voldemort toca a tatuagem de um dos comensais, os outros sentem suas próprias marcas queimarem, e sabem que o mestre está chamando. A vestimenta tradicional do Comensal da Morte é um manto negro com capuz (no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, as vestes se parecem muito com versões pretas do tradicional manto da Ku Klux Klan).
Após a morte aparente de Lord Voldemort, os comensais debandaram. O Ministério da Magia liderou uma caçada contra os ex-servos de Voldemort, muitos acabaram mortos e outros aprisionados na prisão mágica de Azkaban. Outros escaparam da punição alegando inocência, dizendo que haviam sido enganados ou dominados mentalmente por Voldemort.

No final de Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando Voldemort retorna com todo seu po
der, o grupo é refeito. Vinte e oito comensais já foram nomeados na série, entre vivos, mortos e aprisionados, mas acredita-se que existam mais. Não fica explícito, também, se todos os servos de Voldemort são condecorados com o título de Comensal da Morte.

Apesar das afirmações de Alvo Dumbledore e Harry Potter a respeito do retorno de Voldemort, o Ministério permanece surdo aos seus apelos, o que dá um tempo considerável aos comensais para se reorganizarem e recrutarem aliados sinistros, como os Dementadores, ao crescente exército do Lord das Trevas, assim como libertarem os antigos companheiros de Azkaban. O primeiro ataque em larga escala da nova formação dos Comensais se dá em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando um grande bando deles invade o Departamento dos Mistérios em uma tentativa de roubar a esfera mágica que contém a profecia da professora Trelawney. A profecia conta a verdade sobre a conexão entre Harry Potter e Voldemort, e seria uma grande vantagem na guerra para quem a possuísse. A tentativa é frustrada quando os Comensais encontram os membros da Armada de Dumbledore: Harry Potter, Rony Weasley, Gina Weasley, Hermione Granger, Neville Longbottom e Luna Lovegood; que lhes dão combate. Na luta, o globo da profecia acaba sendo destruído. Os comensais provavelmente teriam vencido, se a Ordem da Fênix não tivesse chegado e unido-se à A.D., derrotando e capturando quase todos os comensais envolvidos na invasão.

Alguns dos filhos dos Comensais da Morte estudam em Hogwarts. No quinto livro, alguns desses alunos unem-se à Brigada Inquisitorial da professora Umbridge, iniciando um reinado de terror e opressão na escola. A Armada de Dumbledore foi fundada, principalmente, com o objetivo de se opor à Brigada, da mesma forma que a Ordem da Fênix foi fundada para se opor aos Comensais da Morte.
O enigma Snape

Severo Snape, professor de Poções nos cinco primeiros livros e de Defesa Contra as Artes das Trevas no 6º, era um Comensal da Morte antes de entrar para o quadro docente de Hogwrats. Aliás, foi ele quem estava no Cabeça de Javali e ouviu atrás da porta parte da Profecia dita por Sibila Trewlaney à Alvo Dumbledore, e a informou ao Lord das Trevas. Após atacar Harry Potter e peder os seus poderes, tornando pouco mais que um espírito, ficou-se muito tempo sem falar em Voldemort, com rumores de que estivesse morrido. Essa época foi propícia para o início da caça aos comensais. Snape, prevendo à ameça de ser levado para Azkaban, procurou Dumbledore e disse estar arrependido de seus atos, que fez tudo porque tinha sido obrigado. Alvo, então, passou a confiar completamente nele, por razões ainda não totalmente reveladas, e dizendo a todos que deviam confiar nele também. No entanto, no sexto ano de Harry em Hogwarts, Sanpe mata Dumbledore. Como o maior bruxo de todos os tempos poderia ter sido enganado, mesmo sendo por um bom oclumente? Será que Snape realmente está do lado de Voldemort ou tudo não passou de uma trama com Dumbledore para que o Lord confiasse mais nele e assim pudesse passar a espioná-lo para, enfim, derrotá-lo? Esses mistérios só serão revelados no sétimo e último livro da saga. Por enquanto, só podemos imaginar o que irá acontecer.


Os comensais

- Igor Karkaroff
- Lúcio Malfoy
- Bellatrix Lestrange
- (Belatriz Lestrange)
- Bartô Crouch Jr.
- Pedro Pettigreew
- Antonio Dolohov
- Rabastan Lestrange (Irmão de Rodolfo Lestrange)
- Draco Malfoy (ingressa no sexto livro)
- Severo Snape (ainda há duvidas se ele ainda é um comensal) -
Avery
- Nott
- Fenrir Greyback
- Rodolfo Lestrange (marido de Bellatriz)
- Augusto Rookwood
- Alecto
- Amico
- Macnair
- Mulciber
- Narcisa Malfoy
- Goyle (pai)
- Crabbe (pai)
- Régulo Black

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros